Com o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, realizará entre os dias 23 e 26 de fevereiro, uma intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da Dengue, da Zica e da Chikungunha.
A força-tarefa envolve, além da Secretária de Saúde, as secretárias de Educação, Assistência Social e Obras e Serviços urbanos e visa bloquear o máximo possível, a proliferação do vetor nesses bairros por meio de ações nos comércios, feira livre e bairros, destinando agentes para esses locais.
A programação é a seguinte:
- Sexta-feira, 23/02 – limpeza nas borracharias da cidade, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos;
- Sábado, 24/02 – panfletagem em todas as Unidades Básicas de Saúde da família (UBSF) da cidade, acompanhada por carro de som, com orientações aos pais e responsáveis que estarão nas UBSF participando também do dia D de Multivacinação;
- Segunda-feira, 26/02 – panfletagem na feira livre do Mercado Oscar Severo de Macedo e no centro da cidade (calçada do Shopping Sumé) em parceria com a Secretaria de Educação e Assistência Social.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Rita dark Aquino, rotineiramente, são desenvolvidas atividades por meio dos técnicos e agentes de combates à endemias como visitas casa a casa, visitas a pontos estratégicos, controle larvário nos pontos estratégicos com o uso de larvicida biológico, atendimentos a solicitações de munícipes, ações educativas, de comunicação em saúde e mobilização social, entre outras.
A dengue é uma doença viral que todos os anos acomete milhares de pessoas em nosso país e em várias outras regiões do planeta. Essa doença, transmitida pela picada de um mosquito, é considerada um grave problema de saúde pública, e os números, sempre crescentes dos casos da doença, tornam a sua erradicação um desafio cada vez maior.
Os principais sintomas são: febre alta, dor no corpo e manchas na pele. A dengue pode desencadear complicações e até a morte do indivíduo. Não há medicamento específico para o tratamento da dengue, sendo geralmente tratados os sintomas da infecção. A recomendação para o doente é repouso e hidratação para que seu quadro se estabilize.
Dúvidas e/ou informações:
(83) 9 9982-1811 (Vigilância Ambiental)
0800 083 1403 (Ouvidoria)