O PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO, representado pela senhora, Janaína Michele de Alcântara Limeira, entrou com um pedido de AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – AIJE, contra os candidatos do União Brasil Livramento, sob a seguinte alegação: por Candidatura Fictícia e Fraude Eleitoral.
Em Livramento, são citados os candidatos do União que concorreram as eleições 2024, aos cargos de vereador: Marcos Flávio Leite (eleito), Guilherme Torres Vilar (1º suplente), Rozinete Angelino Maranhão, Valdomiro Pereira Pinto (eleito), Williams Rodrigues Juvêncio e Helena Ferreira Campos Barreto, considerada candidata fictícia. Ainda estão na relação, UNIÃO BRASIL – LIVRAMENTO e Adriano Leite, candidato a prefeito.
Em relação aos fatos o PSB, afirma que a candidata Helena concorreu apenas para cumprir a cota de gênero:
“O Partido União Brasil, ao registrar não apenas a candidatura de HELENA MARIA DA SILVA, mas também toda a chapa de candidatos à Câmara Municipal de Livramento, utilizou a candidatura de Helena de forma fictícia, com o único intuito de preencher os requisitos da legislação eleitoral, especialmente a cota de candidaturas femininas”.
Em outro trecho no pedido de investigação, o denunciante destaca:
“A candidatura de Helena, que obteve apenas 8 (oito) votos, não teve qualquer intenção legítima de disputar o cargo de vereadora de maneira efetiva…”.
Veja e confira os dados no documento abaixo:
Nossa observação
Para tanto, o quadro no Legislativo municipal poderá sofrer modificações futuras. Caso, os investigados venham perder seus cargos. Também, lembramos que nesta segunda-feira dia 09, aconteceu a diplomação dos eleitos na 27ª Zona Eleitoral.
Por: Marcos Lima