O Prefeito Vicente Fialho (Souzinha), esteve visitando a sede do aterro sanitário de Serra Branca, que foi oficialmente liberado pela SUDEMA para iniciar as suas atividades nesta segunda-feira (30).
O gestor pode conferir de perto, cada espaço que compreende essa grande estrutura que está devidamente preparada para receber todo o lixo coletado na cidade e nos demais municípios circunvizinhos que desejarem fazer o descarte correto de seus materiais.
O aterro comporta o depósito simultâneo feito por até três caminhões compactadores e possui ainda: galpão de triagem com duas esteiras transportadoras de resíduos sólidos, uma prensa de materiais inorgânicos, pátio de compostagem, lagoa de decantação, lagoa anaeróbia, uma sélula de rejeitos em funcionamento, contendo 90 metros de comprimento, 10 metros de largura e 5 de altura, uma segunda sélula indicada a construção com 50 metros de largura, 100 metros de comprimento e 7 metros de altura e a terceira sélula em fase inicial.
A operacionalização do aterro ficará sob a responsabilidade da empresa Empresa de Limpeza Urbana – LTDA (EMLURPE) e segundo o seu assessor técnico, Remígio Júnior, a Prefeitura cuidará apenas do galpão e da associação dos catadores.
Os catadores locais que irão trabalhar nesse novo espaço, contarão com uma capacitação que será ofertada com intuito de deixá-los preparados para lidarem com o manejo correto dos resíduos.
“Considero que fechar o lixão foi um importante passo dado pela minha gestão e agora ver o aterro sanitário em pleno funcionamento me deixa muito feliz, é mais uma grandiosa obra, sendo entregue em nossa Serra Branca,” frisou o Prefeito Vicente Fialho.