O conselheiro Nominando Diniz anunciou, nesta sexta-feira (13), que irá se aposentar do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba a partir de março deste ano. A informação foi confirmada em entrevista à Rádio Arapuan FM. A decisão antecipa em cerca de três anos a aposentadoria compulsória do conselheiro e abre a segunda vaga recente no colegiado da Corte de Contas.
A primeira cadeira foi aberta com a aposentadoria do conselheiro Fernando Catão, já oficializada. Com duas vagas disponíveis, caberá à Assembleia Legislativa da Paraíba conduzir o processo de escolha dos novos membros, conforme prevê a Constituição Estadual e as normas que regem os Tribunais de Contas no Brasil.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que a intenção do Legislativo é indicar um deputado estadual para a vaga aberta com a saída de Catão. Já em relação à aposentadoria de Nominando, existe uma articulação para que o governador João Azevêdo indique o atual secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.
“Tem uma vaga aí que o governador está tentando antecipar, que é a aposentadoria do Nominando, e já há uma pré-disposição em colocar o nosso secretário, Deusdete. E tem uma outra vaga que é do conselheiro Catão, mas isso daí, a intenção nossa é colocar um deputado para que possa preencher essa vaga”, declarou Galdino durante a semana.
Entre os nomes cotados para a indicação via Assembleia estão, além do próprio presidente da Casa, os deputados Taciano Diniz, Tião Gomes e Branco Mendes. A definição deve ocorrer após o recesso de Carnaval.