Focando Paraíba

Homem morre afogado em açude no município São Sebastião do Umbuzeiro

No final da tarde do último domingo (27), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba por intermédio da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, foi acionado para uma ocorrência de afogamento no município de São Sebastião do Umbuzeiro.

De imediato uma guarnição comandada pelo Sgt Ronivaldo se deslocou até o açude do município, onde no local puderam colher informações necessárias para iniciar as buscas no início da manhã desta segunda-feira, visto que o local já estava escuro, o que impossibilitou que o trabalho fosse iniciado com segurança.

Por volta das 5h, o efetivo já estava realizando as buscas com o apoio de populares da região. As 8h40min, o corpo do Sr Ivanildo Galdino de Silva, de 37 anos, natural de Sertânia-PE e morador do município de Zabelê, foi encontrado e trazido para a margem do açude e coberto, até que o rabecão pudesse chegar e conduzir o afogado ao IML.

Conforme informações colhidas no local, o Sr Ivanildo havia ingerido bebida alcoólica com alguns amigos e depois resolveu atravessar o açude a nado. Os amigos ao visualizarem ele se afogando, tentaram nadar para conseguir pegá-lo, porém não conseguiram alcançar e o mesmo acabou submergindo.

Para evitar afogamentos, é importante ter cuidado e seguir algumas dicas:

Supervisionar crianças

Mantenha as crianças sob sua vista, mesmo que estejam usando colete salva-vidas.

Evitar álcool e drogas

O uso de álcool e drogas pode afetar a capacidade de nadar e aumentar o risco de afogamento.

Conhecer o local

Antes de entrar na água, saiba a profundidade, a temperatura, as correntezas e outras condições relevantes.

Evitar mergulhos de cabeça

Mergulhar de cabeça em depósitos naturais de água pode causar desmaios e traumas na coluna cervical.

Evitar mergulhos noturnos

Mergulhar à noite em rios e mares pode ser perigoso, pois a visibilidade é comprometida e há risco de ficar preso em redes de pesca.

Em caso de afogamento, é importante manter a calma e chamar imediatamente por ajuda. Se for possível, tente ajudar a vítima sem entrar na água, fornecendo um material flutuante.

Focando Paraíba com Ascom