O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (25) que a Operação Carro-Pipa será retomada ainda esta semana na Paraíba, após reunião com o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Serra Seca Vieira, em Brasília.
De acordo com João, a interrupção do serviço não ocorreu por falta de recursos do governo federal, mas por questões de orçamento que exigem suplementação.
Para minimizar os impactos, o governo estadual mobilizará o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para auxiliar na distribuição de água aos municípios afetados até a retomada da operação.
A suspensão do fornecimento por carros-pipa atingiu 70 municípios paraibanos e foi anunciada na última sexta-feira (22) pelo Ministério da Integração, que atribuiu a paralisação à ausência de crédito suplementar essencial para a continuidade do serviço.
O aviso foi emitido pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e enviado aos coordenadores da Defesa Civil.
Em uma publicação no Instagram, o governador afirmou esperar que a situação seja resolvida em breve pelo Governo Federal.
“Vamos garantir, por meio da Cagepa e do Corpo de Bombeiros, a assistência às 70 cidades paraibanas até que a Operação Carro-Pipa seja normalizada. Esse foi o compromisso que firmamos aqui em Brasília, onde estivemos no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para pleitear que os pagamentos ao Exército sejam retomados e a distribuição de água seja liberada. Tenho certeza de que, em breve, estaremos resolvendo essa questão para levar tranquilidade às pessoas dessas cidades, garantindo a retomada da operação”, publicou João Azevêdo.