O Governo do Estado ampliou, a partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe para toda população acima de seis meses de idade. Em João Pessoa, a prevenção é realizada em todas as salas de vacina da rede municipal e nos três pontos móveis. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 18 de março e segue até o dia 31 de maio.
Na Paraíba, a cobertura vacinal ainda corresponde à 32,50%, com baixas coberturas no público prioritário, principalmente em crianças (31,98%), e idosos (32,84%), longe da meta estipulada em 90%. Na capital, apenas 13,88% das pessoas que integram o grupo prioritário tomou a dose do imunizante.
De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, do dia 20 de abril, os casos e óbitos de Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanecem em aumento em todo o país.
Documentação
Para vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória, com a necessidade de hospitalização, podendo evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. A vacina promove a proteção contra três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B).