A Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ação de saúde bucal em todas as escolas públicas do munícipio, das creches até o ensino médio e o EJA, Como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
As atividades são realizadas pelos odontólogos do município, voltadas para os estudantes. A coordenadora do Saúde na Escola, Aline Simões, explica que a ação acontece em três etapas:
1ª etapa – Palestra educativa: Os alunos participam de uma conversa orientativa sobre a importância da saúde bucal e os cuidados necessários no dia a dia.
2ª etapa – Escovação supervisionada com aplicação de flúor. “Após a palestra, os profissionais realizam uma escovação supervisionada, utilizando flúor e apenas a escova de dente que foi entregue no kit. Nessa etapa, os alunos aprendem sobre a técnica correta de escovação e os benefícios da prevenção”, explicou Aline.

O terceiro momento é a avaliação odontológica. Todos os estudantes passam por uma triagem. Aqueles que apresentam necessidade de atendimento, recebem um bilhete para que os pais ou responsáveis os levem à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Os nomes dos estudantes com indicação de atendimento são registrados e comunicados à direção da escola para que reforcem aos pais.
“A ação ainda está sendo realizada, fizemos em algumas escolas, e ainda faltam outras, inclusive a zona rural. Acredito que até o final de agosto ainda estaremos fazendo essas atividades da saúde bucal”, disse a coordenadora Aline Simões.

Todos os estudantes recebem um kit de escovação composto por bolsinha, escova de dente, creme dental e fio dental. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu três mil kits de higiene bucal. Esses kits estão sendo distribuídos gratuitamente aos alunos, quando da visita das equipes.
O Programa Saúde na Escola é um conjunto de ações que visam promover a saúde e o bem estar dos estudantes, integrando a educação e a saúde, identificando e enfrentando vulnerabilidades que podem afetar o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Envolve a articulação das Secretarias de Saúde e de Educação, além da colaboração dos pais e mães de alunos.
Fonte: Ascom PMS