Nesta segunda-feira (09), por volta das 13h15, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba por intermédio da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, foi acionada para apagar um incêndio no Restaurante Cariri, localizado na rua Antônio Pereira Baé n° 124, centro, no município de Sumé.
Para o local do incêndio foram deslocadas duas viaturas operacionais, sendo uma de combate a incêndio e uma de Busca e Salvamento, para apagar as chamas que se concentravam na cozinha do estabelecimento.
Ao chegarem no local, a guarnição se deparou com uma grande quantidade de chamas que se concentravam nos móveis da cozinha. Vários itens foram perdidos durante as chamas e do calor intenso: armário de cozinha, panelas, fogão e outros utensílios domésticos.
O telhado que ficava a cima do fogão chegou a cair, pois toda madeira foi consumida pelas chamas e uma parte do gesso de outro cômodo foi danificado.
Infelizmente a senhora Edileuza Ferreira de Brito, 71 anos, ficou encurralada dentro da cozinha e teve queimaduras pelo corpo (braço, rosto e peito), sendo encaminhada posteriormente com vida para o Hospital e Maternidade Alice de Almeida.
Segundo relatos, o incêndio iniciou após uma explosão dentro da cozinha e que logo se espalhou. Quando o corpo de bombeiros chegou, existia um grande vazamento de gás, onde foi necessário a retirada do mesmo para uma área ventilada, para que fosse sanado o vazamento com segurança.
O Corpo de Bombeiros agiu de forma rápida, combatendo as chamas e evitando que se espalhassem para outras partes do estabelecimento. Foi realizado também o rescaldo dos materiais, o resfriamento do local e a retirada do botijão para uma área segura.
Cuidados com o botijão de gás:
- Manusear botijões de gás com cuidado, evitando que caiam ou sofram pancadas;
- Os botijões devem ser guardados em locais limpos, ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor;
- Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão. Precisam estar fora da casa e conectados com tubulações metálicas;
- Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo e não acenda ou apague luzes. Chame os bombeiros (193) e se possível retire o botijão da sua casa. Abra as portas e janelas, corte a energia no relógio e fique longe do local onde o gás está vazando;
- Ao instalar um novo botijão use espuma de sabão para testar se há vazamentos;
- Jamais use fogo para tal propósito, mas lembre-se: o sabão não deve ser usado para vedar vazamentos;
- Ao acender um forno de fogão, riscar primeiro o fósforo e abrir o gás depois;
Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, feche o registro de gás.
Como proceder em caso de emergência :
Vazamento sem fogo:
- Feche o registro de gás;
- Afaste as pessoas do local;
- Não acione interruptores de eletricidade;
- Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência;
- Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros;
- Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas;
- Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193).
Vazamento com fogo:
- Se possível, feche o registro de gás;
- Afaste as pessoas do local;
- Desligue a chave geral da eletricidade;
- Retire do local os materiais combustíveis que puder;
- Chame o Corpo de Bombeiros (193).