Na mais recente sessão da Câmara Municipal de Sumé, realizada nesta quarta-feira (09), os vereadores apresentaram uma série de indicações, requerimentos e votos de aplauso e pesar. As propostas abrangem áreas como educação, segurança pública, infraestrutura, saúde mental e homenagens à população.
O vereador Ruan Pereira indicou ao prefeito Manoel Lourenço Queiroz Duarte e à secretária de Educação, Denize Batista de Sousa, a inclusão da disciplina de Educação Financeira na grade curricular do ensino municipal a partir de 2026. A proposta visa capacitar os estudantes para o gerenciamento de suas finanças pessoais e prepará-los para a vida adulta. Ruan também apresentou a proposta de criação da Polícia Urbana do Município de Sumé, com definição de competências e atribuições específicas.

Outra indicação de sua autoria sugere a municipalização do trânsito, por meio da criação do Sistema de Trânsito Municipal. Na área de infraestrutura, o vereador propôs uma parceria público-privada para o uso de caçambas, máquinas agrícolas e perfuratriz de poços, com divisão de custos entre o município e os moradores, além do recapeamento da estrada entre os sítios Terra Vermelha e Chorão. Também foi solicitado por Ruan a instalação de refletores no campo de terra do Estádio Jacintão, conhecido como “Terrão”, com o intuito de melhorar as condições para a prática esportiva e eventos.
Na área da saúde mental, Ruan requereu a implantação de atendimento psicológico para famílias enlutadas. Também solicitou que o proprietário do loteamento Flor do Cariri seja convidado a comparecer à Câmara para discutir alternativas de abastecimento de água para a localidade. Ainda durante a sessão, o parlamentar prestou Voto de Aplauso à secretária Denize Batista de Sousa e à equipe educacional do município pelo trabalho comprometido e de qualidade que vêm desenvolvendo.

O vereador Jeffeson Menezes também apresentou Voto de Aplauso, celebrando a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de Medicina Veterinária na Faculdade do Cariri Paraibano – UNICIR, fato considerado um marco para a educação superior no município.

O vereador Arymatéia Silva apresentou requerimento solicitando a realização de reparos na Praça Poeta Zé Marcolino. De acordo com o parlamentar, a praça, que leva o nome de um dos mais importantes representantes da cultura nordestina, necessita de intervenções para garantir segurança e conforto aos frequentadores.

O vereador Fernando Lourenço requereu a construção de um mata-burro no Sítio Craibeiras, que atenderá também as comunidades de Tortão, Moco, Jerimum e Craibeiras II.

Já o vereador Daniel Lêla solicitou que a Lei Municipal nº 1.597/2023, que institui o programa CNH Social, seja efetivamente implementada. Ele também pediu melhorias no abastecimento de água do Sítio Várzea da Roça e apresentou Votos de Aplauso para Anderson Itallo Ferreira da Silva (Diretor de Esportes), Cleyson Silva Estendio – Evaldo Filho (Diretor do Departamento de Cultura e Turismo) e Maria Tereza Cristina Coelho do Nascimento (Diretora de Projetos Especiais da Educação), pela realização da ExporSumé 2025.

O vereador Branco Xiliu registrou votos de pesar às famílias da senhora Luciana Leite (Nana Leite) e do senhor Francisco Rodrigues (Buzinho da Vassoura).

O vereador Dida Alves apresentou voto de pesar à família da senhora Maria Ivete Fernandes. Na mesma sessão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 905/2025, de autoria de Dida, que determina a obrigatoriedade da inclusão dos nomes dos vereadores que atuarem na captação de recursos junto a parlamentares nas placas de inauguração de obras municipais.
Fonte: Ascom/Câmara