Na noite desta quinta-feira (03), a Câmara de Vereadores de Sumé realizou a sétima sessão ordinária de 2025, onde foram aprovados diversos projetos e propostas de grande importância para o município.
Entre as propostas aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei 902/2025, de autoria do vereador Damião Rildo, que denomina a adutora localizada no Sítio Pau D’arco e Caiçara como Adutora Senhora Olindina Clotides da Silva. Outro projeto de autoria do mesmo vereador, o Projeto de Lei 908/2025, foi aprovado e denomina a passagem molhada no Assentamento Passagem Rasa como Passagem Molhada Senhor José Serafim Gomes (Zé de Lá).
Além disso, o vereador Damião Rildo apresentou um Voto de Aplauso ao prefeito Manoel Lourenço Queiroz Duarte e à equipe responsável pela realização da ExporSumé 2025, evento dedicado à caprinovinocultura, gastronomia e à rica cultura regional. O evento foi destacado como um importante fator para a valorização local e o fortalecimento da economia regional.
A Câmara também aprovou o Projeto de Lei 903/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a conceder subvenção social à Associação dos Catadores de Lixo de Sumé, para a realização de serviços de catação de materiais recicláveis e triagem de resíduos sólidos, com destino ao Aterro Sanitário do Pajeú.
Outro destaque foi o reajuste salarial de 10% para os servidores efetivos do município. O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo e aprovado pelos vereadores, determina que o aumento será implantado na folha de pagamento de abril, com a inclusão da diferença salarial referente ao mês de março.
O Projeto de Resolução 145/2025, de autoria do vereador Ruan Pereira, também foi aprovado, concedendo o título de Cidadão Sumeense ao Senhor Luciano Correia de Souza, em reconhecimento aos seus serviços prestados à comunidade.
O vereador Ruan Pereira, em sua atuação, apresentou ainda duas importantes indicações. A primeira solicita ao prefeito a elaboração de um Projeto de Lei para a criação do Programa Bolsa Atleta, com o objetivo de incentivar a prática de esportes no município. A segunda solicitação propõe a criação de três fundos municipais: o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), o Fundo Municipal de Cultura (FMC) e o Fundo Municipal de Esporte (FME), com a finalidade de promover a captação e aplicação de recursos nas respectivas áreas.
Ruan Pereira também fez questão de apresentar um Voto de Pesar à família do Senhor Marcinho Marchante, em solidariedade pela perda.
O vereador Daniel Lêla solicitou recursos para a construção de uma passagem molhada no Sítio Várzea do Estevão (Riacho das Lucas), uma demanda que já havia sido apresentada por meio de emenda impositiva na Lei Orçamentária Anual de 2025. Além disso, Daniel reiterou a solicitação de informações nos Ofícios nº 002/2025 e nº 010/2025, enviados à Secretaria de Assistência Social e ao Hospital Maternidade Alice de Almeida, respectivamente. O vereador também solicitou a pavimentação de um trecho da Rua Ivo Luna Chaves, no Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino.
O vereador Fernando Lourenço pediu a instalação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na subida da Rua Ivo Luna Chaves, próximo à quadra do Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino.
Já a vereadora Jana Isa solicitou, com urgência, o restabelecimento do fornecimento de água para o Sítio Santo Agostinho, destacando a importância do abastecimento adequado para a comunidade local.
Por fim, o vereador Jeffeson Menezes apresentou um requerimento para a implantação de cursos profissionalizantes para iniciantes, com a intenção de promover a inclusão no mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município.
A sessão foi marcada por importantes avanços para o município de Sumé, com a aprovação de projetos que visam à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento de diversas áreas do município.
Fonte: Ascom/Câmara