A Câmara Municipal de São José dos Cordeiros, realizou, na manhã dessa terça-feira (03), a audiência pública para tratar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que atinge diversas crianças e adolescentes Cordeirense.
Foram convidadas para falar sobre o tema e buscar mais ações a secretária de saúde Rosangela Ktiussa, secretária de educação, Flávia Dowsley, psicopedagoga Dionéria Alves, Professores da rede municipal de ensino.
O autismo é tratado como uma deficiência com atraso na aquisição de aptidões na comunicação, socialização, adaptativas e ocupacionais que interferem no desenvolvimento dessas pessoas. Está enquadrado nas leis nº 12764/2012 e nº 13145/2015 que dispõem de dispositivos que amparam essas pessoas e garantem direitos. No entanto, muitas pessoas não as conhecem e, por isso, a falta de informação gera conflitos na busca por melhores condições na qualidade de vida dos autistas e, também, dos pais e familiares.
Ao longo da audiência, representantes da causa fizeram uso da palavra reforçando a importância de proporcionar debates para que estes possam ser ouvidos e atendidos.
Os presentes debateram acerca dos investimentos do poder público na causa e como o debate deve ser prioridade entre as autoridades uma vez que o município possui inúmeras crianças, jovens e adolescentes diagnosticadas com TEA.
Veja mais fotos
Fonte: Ascom