As pessoas do sexo masculino nascidas em 2006 devem realizar o alistamento militar a partir desta terça-feira (2). O alistamento pode ser feito online ou de forma presencial até o dia 30 de junho deste ano.
Quem optar por se alistar no formato online, deve acessar o link do alistamento. Mesmo realizando o alistamento pela internet, depois é necessário comparecer à Junta para acompanhar a seleção. Os alistados receberão pelo site as instruções para as próximas etapas, como informações sobre dia da seleção, prazos e ainda se serão dispensados ou não.
O que é preciso para o alistamento militar
Para o alistamento militar é necessário levar carteira de identidade ou certidão de nascimento, carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional, CNH e carteira de identificação funcional, comprovante de residência atualizado e CPF.
Vale lembrar que quem não fizer o alistamento militar no prazo previsto, estará em débito com o Serviço Militar, e não poderá, por exemplo: obter passaporte, inscrever-se em concurso público ou obter registro profissional, e pagará uma multa no momento do alistamento
Em relação aos refratários, que são os jovens que se alistaram e não compareceram à seleção, estes devem se dirigir à Junta Militar para regularizar a situação. Os cidadãos a partir dos 30 anos que não realizaram o alistamento, serão alistados mediante o pagamento da multa de alistamento fora do prazo e dispensados.
Com Jornal da Paraíba