As novas carteiras de estudante 2025 começam a valer a partir desta terça-feira (1), na Paraíba. Por conta disso, os documentos emitidos em 2024 não possuem mais validade e quem ainda não solicitou a nova versão precisa ficar atento para evitar transtornos.
A carteira de estudante garante benefícios como meia passagem nos ônibus coletivos urbanos e intermunicipais, meia-entrada em eventos esportivos, culturais e de lazer em todo o Brasil. A validade do novo documento segue até março de 2026.
Em João Pessoa, as duas entidades secundaristas habilitadas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor foram UESP (União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba) e UEEP (União Estadual dos Estudantes da Paraíba). Três entidades universitárias também foram credenciadas pelo Procon-JP: CUC (Conselho Universitário de Carteiras); DCE Nassau (Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Maurício de Nassau); e UEE (União Estadual dos Estudantes).
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) também credenciou oito entidades que representam estudantes secundaristas e universitários. Entre as secundaristas estão a União Estadual dos Estudantes da Paraíba – Ueep e União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba – Uesp. Já no segmento universitário foram habilitadas: CUC – Conselho Universitário de Carteiras, Diretório Central dos Estudantes – DCE Unifip, Diretório Central dos Estudantes – DCE IFPB, Diretório Central dos Estudantes – DCE da Faculdade Maurício de Nassau, Diretório Central dos Estudantes – DCE UFPB e Diretório Central dos Estudantes – DCE UNIPÊ.
A emissão pode ser realizada com a apresentação de documentos pessoais, declaração escolar ou matrícula, e o pagamento da taxa, que varia de acordo com o perfil do estudante.
Fonte: PB Agora