Home / Geral / Consumidores podem pedir reembolso às autoescolas após novas medidas da CNH

Consumidores podem pedir reembolso às autoescolas após novas medidas da CNH

Os consumidores em processo de habilitação podem pedir reembolso à autoescola após a aprovação das novas medidas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As novas regras já estão em vigor e determinam o fim da obrigatoriedade do estudo em autoescolas para obtenção da CNH e deixaram muitas pessoas, que haviam contratado o serviço, em dúvida sobre os valores já pagos.

Agora, as pessoas que estavam em processo de habilitação pelas autoescolas e decidirem não continuar, podem pedir reembolso para as empresas pelo período restante de contrato.

O reembolso é garantido mediante ao Código de Defesa do Consumidor, e, se negado pelas autoescolas, os clientes podem procurar o Procon.

Entenda o que muda com as novas medidas

As alterações colocam fim à obrigatoriedade de estudar exclusivamente em autoescolas e flexibilizam a forma de preparação dos futuros condutores. O objetivo do governo federal é reduzir o custo total da CNH em até 80%.

Agora, o candidato poderá escolher entre diferentes caminhos: frequentar uma autoescola tradicional, realizar o curso teórico por plataformas digitais credenciadas ou mesmo aprender com instrutores autônomos habilitados pelo governo.

A exigência de aulas práticas obrigatórias passará de 20 horas para apenas duas horas. O candidato poderá treinar mais, se desejar.

Segundo o Ministério dos Transportes, as mudanças se devem ao fato de o custo para tirar o documento ser elevado, podendo chegar a R$ 4.200.

Com Portal Correio

Não nego que a informação é aqui!

Focando Paraíba – Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados